20 de junho de 2011

48 COMUNIDADES QUILOMBOLAS EM 11 ESTADOS SÃO CERTIFICADAS PELA FCP


FC Palmares certifica 48 comunidades quilombolas, em 11 estados
Por racismoambiental, 20/06/2011 10:25

Tania Pacheco

 

 

A Fundação Cultural Palmares certificou 48 Comunidades Quilombolas em diferentes estados, através de decreto publicado no Diário Oficial do dia 17, sexta-feira. A Bahia teve o maior número de Comunidades certificadas (20), seguida do Maranhão (16). No Ceará, Mato Grosso do Sul e Paraíba, os quilombolas conquistaram duas certificações; e no Amapá, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, apenas uma em cada. Mas é uma bela vitória, de qualquer forma. Parabéns a tod@s @s que lutaram por ela!

Abaixo, a lista organizada por estado e em ordem alfabética:

Amapá:

  1. COMUNIDADE DE IGARAPÉ DO LAGO, localizada no município de SANTANA/AP;

Bahia:

  1. COMUNIDADE BOA HORA, localizada no município de SÃO GABRIEL/BA;
  2. COMUNIDADE BUQUEIRÃO DOS CARLOS, localizada no município de SÃO GABRIEL/BA;
  3. COMUNIDADE DE ANACLETA, localizada no município de SENHOR DO BONFIM/BA;
  4. COMUNIDADE DE CURRALINHO, localizada no município de SÃO GABRIEL/BA;
  5. COMUNIDADE DE LAGOA DOS COUROS, localizada no município de LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA/BA;
  6. COMUNIDADE DE LARANJEIRAS, localizada no município de VITÓRIA DA CONQUISTA/BA;
  7. COMUNIDADES DE MONTEIRO, BOM JARDIM E PAU SECO, localizadas no município de CAÉM/BA;
  8. COMUNIDADE DE PAJEÚ, localizada no município de LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA/BA;
  9. COMUNIDADE DE TAMBORIL, localizada no município de CANDEÚBA/BA;
  10. COMUNIDADES LAGOA DE JOÃO, PIMENTEIRA E VASSOURA, localizadas no município de PORÇÕES/BA;
  11. COMUNIDADE MATA DO MILHO, localizada no município de JOÃO DOURADO/BA;
  12. COMUNIDADE RIACHÃO, localizada no município de IBITIARA/BA;
  13. COMUNIDADE RIACHO, localizada no município de JOÃO DOURADO/BA;
  14. COMUNIDADE SAPUCAIA, localizada no município de IGRAPIÚNA/BA;
  15. COMUNIDADE TIRIRICA DE CIMA, localizada no município de IBITIARA/BA;
  16. COMUNIDADE VÁRZEA DA SERRA, localizada no município de FILADÉLFIA/BA;

Ceará:

  1. COMUNIDADE DE FURADA, localizada no município de QUITERIANOPOLIS/CE;
  2. COMUNIDADE DE SÃO JERONIMO, localizada no município de QUITERIANOPOLIS/CE;

Maranhão:

  1. COMUNIDADE BOM DE VIVER, localizada no município de MIRINZAL/MA;
  2. COMUNIDADE DE AÇUDE localizada no município de SERRANO DO MARANHÃO/MA;
  3. COMUNIDADE DE BOA ESPERANÇA DOS CAMPOS, localizada no município de SERRANO DO MARANHÃO/MA;
  4. COMUNIDADE DE BOA VISTA, localizada no município de CENTRAL DO MARANHÃO/MA;
  5. COMUNIDADE DE BRASÍLIA, localizada no município de SERRANO DO MARANHÃO/MA;
  6. COMUNIDADE DE CANTA GALO I, localizada no município de SÃO VICENTE DE FERRER/MA;
  7. COMUNIDADE DE CEDRO, localizada no município de SERRANO DO MARANHÃO/MA;
  8. COMUNIDADE DE ENGOLE, localizada no município de CEDRAL/MA;
  9. COMUNIDADE DE FRECHAL DOS CAMPOS, localizada no município de SERRANO DO MARANHÃO/MA;
  10. COMUNIDADE DE NAZARÉ, localizada no município de SERRANO DO MARANHÃO/MA;
  11. COMUNIDADE DE PAU POMBO, localizada no município de SANTA HELENA/MA;
  12. COMUNIDADE DE PINDOBAL DE FAMA, localizada no município de TURILÂNDIA/MA;
  13. COMUNIDADE DE PONTA, localizada no município de SERRANO DO MARANHÃO/MA;
  14. COMUNIDADE DE SANTA FILOMENA, localizada no município de SERRANO DO MARANHÃO/MA;
  15. COMUNIDADE DE SANTA ROSA, localizada no município de SERRANO DO MARANHÃO/MA;
  16. COMUNIDADE DE SÃO BENEDITO DOS CARNEIROS, localizada no município de OLINDA NOVA MARANHÃO/MA;

Mato Grosso do Sul:

  1. COMUNIDADE FAMÍLIA BULHÕES, localizada no município de NIOAQUE/MS;
  2. COMUNIDADE FAMÍLIA MARTINS DA CONCEIÇÃO, localizada no município de NIOAQUE/MS;

Minas Gerais:

  1. COMUNIDADE DE VARGEM DO INHAÍ, localizada no município de DIAMANTINA/MG;

Paraíba:

  1. COMUNIDADE DE DANIEL, localizada no município de POMBAL/PB;
  2. COMUNIDADE DOS RUFINOS DO SÍTIO SÃO JOÃO, localizada no município de POMBAL/PB;

Pernambuco:

  1. COMUNIDADE FAZENDA QUIXABEIRA HELENA DA SILVA, localizada no município de MIRANDIBA/PE;

Sergipe:

  1. COMUNIDADE DE BONGUE, localizada no município de ILHAS DAS FLORES/SE;

Rio de Janeiro:

  1. COMUNIDADE MARIA JOAQUINA, localizada no município de CABO FRIO/RJ;

Rio Grande do Sul:

  1. COMUNIDADE DE SÃO MANOEL, localizada no município de PIRATINI/RS.

Fonte: DOU do dia 17/06/2011


Secretaria Executiva - CONAQ
Quilombo Campinho da Independência
Rodovia Rio-Santos, Km 584
CEP: 23.970-000 - Paraty/RJ
Tel: (24) 3371-4866

www.conaq.org.br

www.quilombosconaq.blogspot.com

www.twitter.com/@conaqbrasil
conaqsecretaria@yahoo.com.br



Nenhum comentário:

Ação!