23 de junho de 2009

Manifestações pedem saída de Gilmar Mendes do STF

Fonte: http://www.portalcorreio.com.br/noticias/matler.asp?newsId=87600

Terça, 23 de Junho de 2009 - 09h04
Na quarta-feira (24), a partir das 18h, acontece manifestação nacional pela saída de Gilmar Mendes do STF. E, desta vez, somam-se outros setores sociais que não mais suportam calados tantos desmandos nos poderes da república. As manifestações serão promovidas pelo Movimento Saia às Ruas, uma mobilização que reúne cidadãos e cidadãs de todas as classes sociais, religiões e idades, todos unidos por um país justo.
A princípio serão realizadas três manifestações em diferentes estados, sendo, uma em Brasília, na Praça dos Três Poderes, na porta do Supremo Tribunal Federal - STF; uma em Belo Horizonte; e outra na Avenida Paulista, em São Paulo, dessa vez, em frente à sede do Tribunal Regional Federal daquele estado. As manifestações acontecerão em simultâneo a partir das 18h da quarta-feira (24).
Os manifestantes estão sendo aguardados com velas nas mãos para a realização de uma "vigília junina" que em ritmo de danças típicamente nordestinas como as quadrilhas de São João vão pedir "uma nova luz" no judiciário.
Nos últimos meses, o Brasil tem sofrido várias derrotas e retrocessos em termos de garantia de direitos, sem se dar conta de que algumas das conquistas mais nobres estão sendo ameaçadas. O STF, na gestão do pecuarista e empresário Gilmar Mendes, resolveu fazer o jogo sujo que sempre é visto no Congresso desmoralizado por Sarney, Renan Calheiros, Jáder Barbalho, Maluf, ACM e outras pragas da vida política. O povo sofre porque a Justiça trata pobres e ricos de maneira desigual. Nota-se que os privilégios de classe e o preconceito contra os movimentos sociais persistem na mais alta corte do Brasil. O povo é traído por quem deveria zelar pela -e não destruir a- democracia.
Ao libertar o banqueiro Daniel Dantas e criminalizar os movimentos populares, o pecuarista e empresário Gilmar Mendes revelam a mesma mentalidade autoritária contra a qual uma geração inteira de militantes e trabalhadores que lutou, com o objetivo de derrubar a ditadura civil-militar que sufocou o país entre 1964 e 1985.
O Brasil já não admite a visão achatada e conservadora da lei, aplicada acriticamente para oprimir os mais fracos. O povo já não atura palavras de ordem judiciais como "Estado de Direito", "devido processo legal" ou "princípio da legalidade" apresentada como se fossem mandamentos divinos para calar o povo. Já não há espaço no Brasil para um Judiciário das elites, um Judiciário das desigualdades.
Todas as movimentações sobre estes e outros protestos que também pedem a saída do presidente do STF podem ser acompanhados no endereço www.saiagilmar.blogspot.com.
Confira abaixo os cartazes dos eventos:

CartazForaGilmar1










CartazForaGilmar2



Da redação com ascom do evento



Nenhum comentário:

Ação!