23 de maio de 2010

I Colóquio Paraibano : Direito, Estado e Trabalho

Curso de Direito promove I Colóquio Paraibano

O curso de Direito das Faculdades Integradas de Patos promoverá, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, o I Colóquio Paraibano. O evento, que trará como pauta para discussão o tema "Direito, Estado e Trabalho", terá como principal objetivo, em sua primeira edição, levar à comunidade regional/local discussões que envolvem a formação sócio-jurídica da relação entre o Direito como técnica; a figura do Estado como legislador e garantidor dos Direitos Fundamentais; e o trabalho (in)formal nas expressões cultural, histórico e político.

O encontro contará, em sua grade de programação, com a apresentação de Grupos de Trabalho (GT´s), palestras, mesas-redondas e minicursos. Na ocasião, estarão presentes profissionais de renome no âmbito social, a exemplo do professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ms. Eduardo Fernandes de Araújo.

De acordo com a coordenadora de Atividades Complementares, Katherine Lages, a escolha do tema recai sobre os Direitos Sociais, tomando como referência o trabalho, que pode ser um forte instrumento de garantia de uma vida digna. "Além de prover aos homens e mulheres acesso e exercício à cidadania, essas discussões devem ter como finalidade a (re)formulação de paradigmas historicamente construídos e que são inseridos na compreensão do homem trabalhador, empregador e do Estado", explicou.

A coordenadora explica que o encontro irá propor também a integralização dos fundamentos teóricos próprios do ensino, além de buscar no apoio interdisciplinar, instrumentos válidos para discutir e perceber os fenômenos sociais que produzem o direito. "Somado a isso, há a necessidade do confronto teórico-prático, da nossa história remanescente de escravidão e opressão, e das lutas constantes em direção a uma atuação estatal que assegure a igualdade das partes nesse intricado contexto sócio-econômico e cultural", finalizou.

O evento terá como objetivos fundamentais ainda identificar abordagens interdisciplinares na compreensão e tratamento dos fenômenos que envolvem as relações de trabalho ontem e hoje; promover o enfrentamento teórico-conceitual jurídico ante as práticas socioculturais; e ensejar a ampliação do trabalho e dos direitos decorrentes, através dos direitos humanos indispensáveis.

O I Colóquio Paraibano terá como público-alvo estudantes e profissionais da área jurídica/áreas afins; pesquisadores e representantes de Instituições e Ensino e Pesquisa; movimentos sociais; organismos não-governamentais e de categorias.

Para maiores informações, os interessados deverão procurar a coordenação do curso de Direito, localizada a Rua Horácio Nóbrega, no Bairro Belo Horizonte, Unidade I das FIP.








--
"A ordem universal frequentemente apresentada como irresistível é, todavia, defrontada e afrontada, na prática, por uma ordem local, que é sede de um sentimento e aponta um destino." M.S.

Nenhum comentário:

Ação!