7 de abril de 2011

Ordem de despejo deve causar conflito em acampamento do MST em Pernambuco


Polícia ameaça despejar acampamento do MST pela sexta vez 
Famílias prometem resistir e há a possibilidade de conflito


As famílias Sem Terra que vivem no acampamento Xixaim estão mais uma vez sendo ameaçadas de despejo. A polícia militar de Pernambuco marcou o cumprimento de mais um mandato de reintegração de posse para amanhã, dia 07. As famílias afirmam que resistirão e há possibilidade de conflito.

Ocupado pela primeira vez em setembro de 2006, o Engenho Xixaim, localizado no Município de Moreno, zona da mata pernambucana, de propriedade de Paulo de Sena de Maranhão, já foi palco de cinco despejos, da ação violenta de policiais e da atuação de milícias armadas contratadas pelo proprietário, que, segundo relato dos camponeses, já chegou a ir armado ao acampamento e efetuado um dos despejos das famílias.

O caso de violência perpetrada pela polícia e pelo proprietário do Engenho já foi denunciado diversas vezes. O caso foi também apresentado no Seminário sobre pistolagem no campo, promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal em 12 de agosto de 2009.

Apesar de tantas denúncias e de embora se trate de uma propriedade que não cumpre sua função social, o Estado segue sem adotar qualquer medida para garantia dos direitos humanos das famílias acampadas, e o INCRA, em sua inoperância, continua sem desapropriar a área para fins de Reforma Agrária. Sequer a vistoria preliminar da área foi realizada, o que, segundo nova denúncia realizada pela organização não governamental Terra de Direitos, "contribuiu para a perpetuação das violências, que apenas o assentamento definitivo das famílias poderia saná-las, com a realização do devido acesso à terra e concretização da política pública de Reforma Agrária reivindicada".

Não bastasse todo esse histórico de atentados à dignidade das famílias de camponeses Sem Terra e da clara omissão do INCRA, decisão liminar de despejo foi revalidada e as famílias encontram-se, mais uma vez, prestes a sofrerem um novo despejo, que será o sexto, de uma longa e sofrida trajetória.

Mais informações:

Clebson – Direção Estadual do MST – (87) 9615 6404



Nenhum comentário:

Ação!