27 de abril de 2011

URGENTE!! Carta de apoio da Paraiba para a Festa da Lavadeira :: enviar apoio até amanhã

Pessoal,

É o seguinte, a Festa da Lavadeira, maior patrimônio da cultura popular do Brasil, que completa seus 25 anos em 2011 está sofrendo fortes perseguições protagonizadas pela multinacional ODEBRECHT e seu poder econômico que pretende transformar a Praia do Paiva em um condomínio de luxo. Sendo assim querem impedir a realização da festa comprando a mídia e todas as esferas de governo! 

Preparamos uma carta de apoio aos pernambucanos por reconhecer que essa perda nao será somente para o povo de PE, mas sim para todo o Brasil. 

Devido à URGENCIA DO CASO, enviarei a carta de apoio para a organização da festa da lavadeira amanhã (26/04) às 17h. Sendo assim, as entidades representativas  que apoiam a causa interessadas em assinar  a carta favor mandem um email resposta urgente para danyloqueiroz@gmail.com com o nome da entidade representativa e o nome do contato para que possa organizar as assinaturas e editar a carta final que será enviada. 

Contamos com o apoio e mobilização de todos e todas!

o POVO NÃO VAI SE CALAR!

Viva o povo.. Viva a cultura popular!

-- 
Danylo Aguiar
Produtor CulturaI
Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
Vertiginosa - Coletivo de Produção CulturaI


 

26.4.11

O Estado da Paraíba se solidariza com a Festa da Lavadeira

http://festadalavadeira.blogspot.com/

Apoio maciço do Estado da Paraíba a Festa da Lavadeira - 36 instituições assinam documento.

 

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZa-fWWuFvW-g-3YUBXLeQxcH9TPyiNQmsO3Oj00Fh8VFC_Z7td9rEpqcTEeRzzBA86WKEsirLHT9LAxdMOyj-BhsKdG-Mj9_Upifqd63u-gstu_gLkc1xCWmvFh1O9QxHKZd0itKK2KAf/s200/MARCA+LAVADEIRA+11+i.jpg

"Ela tem demonstrado uma capacidade de resistência muito grande. Apesar de todo o descaso e, às vezes, perseguição, ela continua a existir e persistir no nosso país. Eu acredito que a cultura popular dá a todos nós um grande exemplo, e temos que aprender muito ainda com ela."



(Ariano Suassuna)


CARTA DA PARAIBA EM APOIO A FESTA DA LAVADEIRA. 
Nós, fazedores de cultura, artistas, ilês, entidades representativas e cidadãos paraibanos aqui representados repudiamos as atitudes nefastas e inconseqüentes protagonizadas pela multinacional Odebrecht e a decisão do Ministério Público Pernambucano em restringir a realização da Festa da Lavadeira (PE), bem como toda a cadeia produtiva responsável pelas tentativas de calar o povo e sua cultura, maior ferramenta de resistência do ser humano.
 

Há 25 anos na praia do Paiva, Cabo de Santo Agostinho-PE, acontece a Festa da Lavadeira, manifestação legítima e orgulhosamente popular, considerada o maior encontro de grupos tradicionais do Nordeste. Realizada sempre no dia 1º de maio, a festa também representa uma grande celebração e reflexão das demandas do mundo do trabalho.
 

A Festa da Lavadeira tem uma grande importância no processo de resistência popular, de fortalecimento da identidade do povo e sua autonomia, de resgate das tradições orais, de manifestação da fé. Todo dos esses elementos antes garantidos por todas as esferas da lei, hoje são silenciados ao se depararem com o poder do capital multinacional.
 

Assim como muitas áreas do litoral nordestino, a praia do Paiva vem sofrendo com os vários impactos ambientais e socioculturais do processo de privatização pela especulação imobiliária, que toma do povo espaços que lhes são de direito. Na tentativa de tornar a praia "menos popular" a Odebrecht, multinacional que vem impondo seus interesses de modo violento - cercando a área com arame farpado, contratando capangas, espalhando vidro no tradicional banho de lama da festa, entre outras atrocidades – e, atropelando a lei municipal que garante a realização da festa (Lei nº 2015/2022), conseguiu, junto ao Governo e Ministério Público Pernambucano, restringir a realização da Festa da Lavadeira para apenas o seu aspecto religioso, minando todo o evento.

Para o povo da Paraíba, a festa representa um espaço importante de trocas de conhecimentos, a maior referência de resgate, valorização, resistência e difusão da cultura popular, sobretudo no que tange as manifestações culturais de matriz africana e indígena.
 

Comprometidos com o processo democrático, reconhecemos que a Festa da Lavadeira contribui para o fortalecimento de grupos de cultura popular de todo o país, sobretudo do nordeste, seja através da divulgação e valorização dos mesmos, seja através da promoção de intercambio real entre os grupos e estados.

Exigimos do poder público o respeito devido às manifestações populares, acreditando na cultura como a grande forma de expressão o povo e com a certeza de que essa perda não é só do povo pernambucano, mas sim todo o movimento de fortalecimento da identidade cultural brasileira.

Solidários, assinam abaixo:

1- Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
 
2- Grupo Raízes de Ritmos Afroindígenas
 
3- Assembléia Popular da Paraíba
4- Associação Balaio Nordeste
5- Fórum de Cultura Popular da Paraíba
6- Frente Paraibana em Defesa das Terras, das Águas e dos Povos do NE
7- Ilê Axé Xangô Agodô
8-Templo Espírita Moçambique Aloyá Sidoiá
9- Centro Popular de Cultura – CPC
 
10- Coletivo Vertiginosa de Produção Cultural
11- OSCIPe Movimento de Arte e Apoio à Sobrevivência Cultural (Lucena PB)
12- Cambindas Brilhantes (Lucena – PB)
 
13- Grupo Zumbi de Cultura Popular
 
14- Grupo Cultural Tambores do Forte (Cabedelo – PB)
15- Grupo Imburana de Danças Populares Brasileiras
16- Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito (Cabedelo – PB)
17- Grupo de Cultura Afro Religiosa Jurema Rapé
18- Grupo Cultural Ajamulé
19- Maracatu Nação Maracahyba
20- Lapinha Jesus de Nazaré (Cabedelo – PB)
21- Escola Mukambu de Capoeira Angola
 
22- Capoeira Angola Comunidade – Mestre Naldinho
23- Companhia de Teatro em Cordel
24-Trupe Meidifêra
25- GECA – Grupo Experimental Cena Aberta
26- Grupo de Teatro Bigorna
27- Grupo Experimental de Teatro Clorofila
28- CIA das Artes Elemento Cultural
29- GRITO – Grupo Itinerante de Teatro do Oprimido
30- Movimento Mudança – PB
 
31- Movimento Levante – PB
 
32- Núcleo de Estudantes Negras e Negros da UFPB
33- DCE – UFPB
 
34- ONG Apoichá – Lucena PB
35- Ponto de Cultura Para'iwa Multivisual.Net
36- MTD – Movimento dos Trabalhadores Desempregados

37. Dignitatis - Assessoria Técnica Popular 


Nenhum comentário:

Ação!