4 de abril de 2012

Páscoa-Oriente 04.04.12

Reencaminho uma bela mensagem do Pe. Tiago CPT/PE sobre esse período "oriental". Att. Eduardo

Caminhante Eduardo:

 

A ordem da Páscoa é bagunçar a ordem das coisas ... desordenar a ordem das coisas: a morte não é mais a palavra final sobre a vida!

("Bom pensamento ... pena que o povo cristão não a pratica", diria Ghandi)

 

Aí, temos esta ordem das coisas: banqueiros banqueteando, políticos prevaricando, juizes jactando, eclesiásticos espiritualizando ... tudo na mais magnífica "ordem das coisas".

... e o povo pastando.

 

Desordenar esta ordem das coisas: partilhar. Sim, partilhar – que não é a mesma coisa que dividir os bens que o trabalho produz.

Dividir é pegar a riqueza do mundo e distribuir em partes iguais. Assim, todos seremos milionários permanentes. O pensamento parece razoavel. ... Aí, vem Ghandi de novo.

 

Partilhar é muito mais que dividir e distribuir.

 

Há povos de outras culturas que não falam em "Páscoa-Passagem". Falam em "Orient-Easter" ... "orient", onde a luz do sol nasce e de onde o novo dia aparece ... dia almejado nesta época do ano no hemisfério norte depois da fria-escuridão-morte do inverno.

 

Dormir com esta luz oriental-pascal brilhando nos olhos?! Luz que ilumina a realidade ... "se esta é a realidade, qual é a práxis?" indaga  Duns Scotus.

 

Luz do alto que vem nos visitar ... sol da Justiça.

"Páscoa" ... passa-te; "Orient" ... te oriente ... levando em conta, acreditando no coração, vivendo esta realidade no dia-a-dia: gente inocente foi morto para podermos celebrar este dia.

 

O "crime" do inocente? - proclamar a ordem das coisas onde "o Pai é nosso" – somos Todos Irmãos!

... e também: "o Pão é nosso" partilhado do jeito que o poeta brechtou* o pão da Justiça; e o profeta** proclamou peixe e pão partilhado.

 

Tarefas/ritos de Páscoa-Oriente para estes dias: participar do nascer do sol ...  celebrar a erupção, mesmo que o sol esteja escondido atrás de prédios e poluição ... celebrar o novo dia e não deixe a monotonia, a rotina, a indiferença endurecer o coração, cegar os olhos, fechar a mão.

 

Feliz "Páscoa", Feliz Passagem (*Bertold Brecht – O Pão do Povo)

Feliz "Orient", Feliz Novo Dia (**Isaías – et al: 9:1 – et al!)

 

 

Tiago Thorlby CPT-PE

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Ação!