11 de junho de 2012

MARCHA 14/06 - Ações de estudantes africanos/as contra atos racistas e discriminatórios na Paraíba

Rua Poeta Jansen Filho

Nº94, Ed. Brisa Mar, Ap 202

Castelo Branco, João Pessoa – PB

CEP:58050-003

 

 

Ex. mo Senhor :

Dr. Daniel Pereira

Embaixador de Cabo Verde no Brasil

SHIS QL 14 Conjunto 03 Casa 08
Lago Sul 
Brasília/DF
CEP: 71640-035

 

 

João Pessoa, 26 de maio de 2012

 

Assunto: Agressões e descriminações contra estudantes africanos.

 

 

 

Ao Senhor Embaixador,

 

A Comunidade acadêmica residente em João Pessoa - Paraíba, no âmbito do programa de estudantes de graduação – PEC-G, constituído em sua maioria pelos estudantes: cabo-verdianos, guineenses, angolanos, burquinábes e congoleses, vem através desta endereçar-lhes os melhores cumprimentos ao tempo que se digne cumprir suas funções com a mais alta estima, respeito e honra.

 

Manifestamente endereçamo-lo a referida carta, cujo teor reflete à situações recorrentes que implicam o bem-estar coletivo dos estudantes, tendo em vista inúmeros casos desconfortantes já observados, conseqüência de atos racistas e/ou discriminatórios, perpetradas no decurso do tempo, que resultam em agressões, racismos, preconceitos, difamação ou ate morte, como se pode lucidar os casos do estudante Nigeriano em Maranhão, dos estudantes Congoleses em Porto Alegre, da estudante Guineense na Paraíba,  da ameaça e do ateamento de fogo em residencias dos estudantes africanos em Brasília, e a mais recente morte da estudante Angolana em São Paulo.

 

Situações essas, que nos deixam perplexos e induzidos a profunda reflexão, contrária a inércia ou omissão das autoridades competentes no julgamento dos casos. O que reforça, no conseguinte, o nosso "medo" em relação a radicalização de tais cenas, em decorrência da impunidade ou ate  mesmo da trivialidade da justiça local em relação à situações pró-eminentes.

 

Diante da tamanha insatisfação quanto aos atos supra-mencionados, nós estudantes deste programa PEC-G, decidimos convergir as vozes, no sentido de exortar as entidades diplomáticas e/ou representativas, a abraçarem a causa e a se manterem solidários e atentos a essa problemática, no propósito de interceder com recursos necessários, junto as autoridades competentes, com o intuito de salvaguardar vidas e de contribuir de forma inequívoca, para o estabelecimento do clima de paz, harmonia, civilidade e respeito mutuo entre os povos.

 

Contudo, embora haja certas situações eminentemente deturpadoras do bom convívio, protagonizadas de forma isolada, porém merecedoras da atenção, queremos ressaltar a nossa satisfação e gratidão em relação ao Brasil e povo Brasileiro, salientando a imperiosa necessidade da cooperação multilateral, nos moldes social, cultural, intelectual etc que nos é e sempre será bem-vindo.

 

A interação Brasil – Africa, sempre teve valores incontestáveis e profícuos de contornos inestimáveis em todas as suas dimensões,  sem prejuízo das partes.

 

Espera-se que esta cooperação e interação seja cada vez mais frutífera em matéria de solidariedade, Direitos Humanos, cumplicidade e respeito mutuo e amor ao proximo.

 

     .

Desde já agradecemos a atenção de Vossa Senhoria, no cumprimento de suas atribuições.

 

 


Nenhum comentário:

Ação!