11 de maio de 2014

Fwd: MST-PB Mulheres Sem Terra ocupam a Conab e garantem a entrega da sua produção para o PAA

                                      MST - PB JORNADA DE LUTAS 2014

Mulheres Sem Terra ocupam a Conab e garantem a entrega da sua produção para o PAA
 
Na quinta-feira (08/05) mais de 350 mulheres e crianças Sem Terra ocuparam a sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em João Pessoa, dando continuidade a Jornada de Lutas iniciada na segunda-feira. A reivindicação principal é a suspensão da normativa que inviabilizou a entrega de bolos, doces e outros produtos produzido por grupos de mulheres nos assentamentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Esses alimentos são adquiridos pelo governo diretamente das camponesas, assentadas da reforma agrária, para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.

Os diversos grupos de mulheres produtoras presentes na ocupação fizeram investimentos para a compra de equipamentos e adaptação às exigências de produção, se adequando as normas de entrega de produtos ao PAA. Entretanto, foi lançada uma normativa com novas regras, que de forma incoerente não deu prazo de carência para as mulheres se adaptarem, mais uma vez, as novas exigências o que trouxe prejuízos as trabalhadoras rurais. Segundo Juliane, MST/PB: "A mulheres estão organizadas para conseguir a suspensão dessa normativa que inviabiliza a entrega da nossa produção além de exigir melhoria no atendimento aos agricultores em todos os armazéns, já que precisamos chegar na noite anterior e dormir na rua pra conseguir atendimento na manhã seguinte."

Durante a ocupação uma comissão de mulheres sem terra foi recebida pelo superintendente da Conab onde foi negociado uma pauta com outras demandas como, garantia de recursos para a contratação de projetos, implantação de formas simplificadas para a compra do milho, mudança do diretor do Armazém de Patos e aluguel de silos nas regiões.
 
Conquistas da Mulheres
 
Na continuidade da jornada de lutas, as mulheres participaram de uma reunião na sexta-feira com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (AGEVISA) e com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP) onde ambas se comprometeram e fazer os laudos para os grupos de mulheres continuarem entregando os produtos ao PAA. Os representantes da ANGEVISA também participarão de uma reunião em Brasília na próxima segunda e terça onde irão apresentar a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária as incongruências da normativa que prejudicou as mulheres camponesas.
 
 
LUTAR, CONSTRUIR REFORMA AGRÁRIA POPULAR!
 
Direção estadual do MST-PB
Adriana (83) 9806-2189, Juliane (83) 9850-0200





















Nenhum comentário:

Ação!