11 de junho de 2009

Carta de apoio e solidariedade ao Povo Xukuru do Ororubá

A Dignitatis – Assessoria Técnica Popular, organização não governamental que presta assessoria popular a movimentos sociais e tem como missão a construção, promoção, efetivação e reflexão dos direitos humanos, da democracia e da paz, enquanto processos de afirmação da autonomia dos povos, vem, através desta, manifestar solidariedade ao Povo Xukuru do Ororubá em face da criminalização de suas lideranças na luta pela reconquista de seus territórios.

Apoiamos a luta travada pelo Povo Xukuru contra a opressão, violência e o latifúndio. Declaramos nosso repúdio à condenação do Cacique Marcos Xukuru e outras lideranças, que reflete nitidamente a perseguição que vêm sofrendo os povos indígenas no Brasil e em outros países latinoamericanos, além da ausência de compromisso do Poder Judiciário com as causas sociais e com os direitos humanos.

A luta do Povo Xukuru por suas terras e sua identidade é legítima e somente através dela é que se poderá vislumbrar justiça e igualdade. A resistência do Povo Xukuru é a essência de sua luta e sua luta é a esperança de uma sociedade mais justa.

João Pessoa, 01 de junho de 2009.

Dignitatis - Assessoria Técnica Popular

Um comentário:

Eduardo disse...

Quando começaremos a divulgar?já tá valendo..rs..Coloquei o link no meu blog, e vou colocar no do OBA É O ECA...rs.
VAleu aí

Ação!