6 de julho de 2010

Carta-Convite AP Santa Rita/PB 2010

CARTA-CONVITE

"Eu vi muito bem a miséria do meu povo (...).

Ouvi o seu clamor contra seus opressores,

e conheço os seus sofrimentos.

Por isso, desci para libertá-lo (...)

e para fazê-lo subir dessa terra

para uma terra fértil e espaçosa,

terra onde corre leite e mel (...)."

(Êxodo 3, 7-8)

Irmãs e irmãos, companheiras e companheiros!

Cada vez mais notí­cias chegam até nós pelos tele­jornais, rádios, internet e outras fon­tes, sobre os grandes lucros dos ban­cos e empresas, o petróleo do pré-sal, a safra de grãos, a previsão de crescimento econô­mico, a popularida­de do governo, a Copa do Mundo... e por aí vai! Mas há uma per­gunta que não quer calar: "Onde es­tão nossos direitos?" Revelada ou escondida, sufoca­da ou gritada, indi­vidual ou coletiva, esta pergunta está nas ruas, nos campos e nas praças. Está nos rostos, batidos pelo sol e pelo vento, dos camponeses/as; está nos tormentos e tribulações dos desempregados/as; está nas filas dos hospitais, das escolas, do pon­to de ônibus, dos açougues e padarias; está nas cicatrizes e hematomas que as mulheres es­condem por vergonha ou medo; está no olhar perdido dos/as jovens sem perspectiva, vítimas das dro­gas, da violência e do extermínio; está no abandono de crianças, idosos/as, migrantes, sem ter­ra, sem teto, sem escola, sem saúde, sem roupa, sem comida; está nas populações "cansadas e abatidas, como ovelhas sem pastor" (Mt 9,35-38).

Perguntando: "Onde es­tão nossos direitos?", na 16ª edição nacional e 9ª de Santa Rita/PB, o Grito dos Excluídos e Excluídas, pre­tende resgatar as condições re­ais e efetivas da vida. Pretende também retomar a esperança e a utopia do projeto popular, fundamentado na justiça e no direito, pátria terrena como sinal da Pátria definitiva. Nis­to encontra-se a mística de todo caminheiro e caminheira: aquele e aquela que tem os pés firmes num chão marcado por sonhos e contradições, as mãos solidárias para a luta e a construção de caminhos alter­nativos, e os olhos postos no horizonte de uma sociedade renovada, tanto nas relações pessoais e comunitárias quanto nas relações humanas, sociais, políticas, religiosas, culturais, econômicas e ecológicas.

Por isso que, com o apoio e incentivo da CNBB (carta em anexo) e de muitas outras entidades, é que convidamos sua Comunidade, Grupo, Pastoral, Movimento, ONG ou Sindicato a enviar no mínimo dois representantes neste sábado, 10 de julho de 2010, da 1ª reunião de preparação do 9º Grito dos Excluídos e Excluídas de Santa Rita/PB, as 14:00hs, na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, Conjunto Nova Esperança. Na reunião, também trataremos da articulação do Plebiscito Popular Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra, gesto concreto da Campanha da Fraternidade de 2010 "Economia e Vida".

Na certeza de estarmos juntos/as trabalhando "para que todos/as tenham vida, e vida em abundância", e esperando reencontrar todos/as vocês, saudamos com Paz e Bem!

Marinalva Pereira Gomes

Assembleia Popular

Emanuelson Matias de Lima

Juventude Franciscana

Irmão Francesco D'aiuto

Centro de Direitos Humanos Dom Oscar Romero.

http://dignitatis-assessoria.blogspot.com/


__,_._,___


--
"A ordem universal frequentemente apresentada como irresistível é, todavia, defrontada e afrontada, na prática, por uma ordem local, que é sede de um sentimento e aponta um destino." M.S.

Nenhum comentário:

Ação!