29 de agosto de 2010

CONVITE - Conferencia do Prof. Rafaelle De Giorgi - Os direitos humanos e os mundos da sociedade do mundo


C O N F E R Ê N C I A

Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da

Paraíba – Departamento de Ciências Jurídicas - Santa Rita (Faculdade de Direito, ao lado do Palácio do Governo)

Data – 31 de Agosto de 2010 – às 10h00

 

T E M A

Os Direitos Humanos e os Mundos da Sociedade do Mundo

"… a sociedade não tolera verticalidade e nem tampouco hierarquias, não tolera mais idéias normativas e nem tampouco limites externos. O limite da sociedade é o limite do mundo e o mundo é o horizonte das possibilidades, o horizonte entre aquilo que é possível e o que pode sempre ser atualizado. E o mundo se expande com a expansão da sociedade, isto é, com a expansão da comunicação social. E como esta sociedade é a única sociedade que existe, podemos chamá-la sociedade do mundo. «Sociedade do mundo, escreveu Luhmann, é a produção do mundo nas comunicações»".

 

Raffaele De Giorgi

Diretor e Professor Titular de Teoria Geral do Direito e Sociologia do Direito da Facoltà di Giurisprudenza dell'Universitá del Salento, Lecce, Itália. Diretor do Centro di Studi sul Rischio fundado em parceria com o sociológo alemão Niklas Luhmann. Professor visitante no Max Planck Institut für Europäische Rechtsgeschichte, Frankfurt am Main, Deutschland (2004), Wilhelms Universität Münster, Humboldt Stiftung, Deutschland (2000, 1996 e 1991), Universität Saarland – Institut für Rechts und Sozialphilosophie, Saarbrücken, Deutschland (1999). Secretário Geral da "Europäische Akademie der Wissenschaften und Philosophie des Rechts", Bonn, R.F.T. (1987). Diretor do Departamento de Sociologia e Ciência da Política na Università di Salerno, Itália (1986). Professor di Sociologia na Facoltà di Scienze Politiche dell'Istituto Orientale di Napoli, Itália (1984). Professor Extraordinário de Sociologia do Direito na Facoltà di Lettere e Filosofia dell'Universitá di Salerno, Itália (1981). Professor de Sociologia do Direito na Facoltà di Giurisprudenza dell'Universitá di Bologna, Itália (1980 e 1981). Professor de Filosofia do Direito na Facoltà di Giuriprudenza dell'Universitá di Camerino, Itália (1979, 1980 e 1981).


 
 --
"A ordem universal frequentemente apresentada como irresistível é, todavia, defrontada e afrontada, na prática, por uma ordem local, que é sede de um sentimento e aponta um destino." M.S.

Nenhum comentário:

Ação!