1 de outubro de 2010

A Bancada Ruralista: suas ações, seus interesses, seus financiadores


A Bancada Ruralista: suas ações, seus interesses, seus financiadores  
A chamada "Bancada Ruralista" compõe um dos maiores grupos de interesse no Congresso Nacional. Representam interesses dos grandes proprietários rurais, do agronegócio e de empresas ligadas a esse setor. Votam em bloco para defender seus interesses econômicos e recebem pesadas doações dessas empresas em suas campanhas eleitorais. Abaixo, enumeram-se seus posicionamentos em relação a temas de extrema importância para sociedade brasileira:
 
- Votaram a favor da liberação de produtos transgênicos no país;
- Atuam sistematicamente para desregulamentar a legislação ambiental, propondo, inclusive, a revogação do Código Florestal;
- Atuam sistematicamente contra os direitos territoriais de indígenas e quilombolas;
- Atuam sistematicamente contra a Reforma Agrária.
- Condicionam seu apoio a questões de interesse do Governo a intermináveis prorrogações e perdões de suas dívidas do crédito agrícola.
- Atuam sistematicamente para criminalizar os movimentos sociais.
 
A lista a seguir contém informações sobre as principais lideranças dessa bancada. Todas as informações são públicas e podem ser conferidas nos sites do TSE, da Câmara e do Senado Federal, e no DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar:
 
http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/2006/prest_contas_blank.htm
 
http://www.diap.org.br/index.php/nossas-publicacoes?task=view.download&cid=148
 
www.camara.gov.br
 
www.senado.gov.br
 
Essas informações têm por objetivo municiar o eleitor de elementos importantes para sua decisão na hora de votar.
 
 

NOME

Partido

UF

Doadores nas Eleições de 2006

Informações importantes e atuação parlamentar

Benedito de Lira

PP

AL

JL Comercial Ltda., Coop. Reg. De Produção de Açúcar e Alcool, Central Açucareira Santo Antonio, Usina Coruripe, Usina Caeté, Usina Serra Grande, Leão irmãos Açúcar e Alcool.

Votou contra a PEC do Trabalho Escravo. A qual visa expropriar, para fins de Reforma Agrária, propriedades rurais envolvidas com exploração do Trabalho Escravo.

João Almeida

PSDB

BA

Aracruz Celulose, Veracel celulose, Suzano Pepel e Celulose, Chaves Agrícola e Pastoril,

Apresentou emenda ao PL 6264/05 (Estatuto da Igualdade Racial) estabelecendo restrições à titulação das terras aos remanescentes de quilombos.

José Carlso Araújo

PR

BA

Suzano Papel e Celulose, P&L Agfroindústria e Laticínios, Veracel Pepel e Celulose

Votou contra a PEC do Trabalho Escravo

Leonardo Vilela

PSDB

GO

Empresas ligadas ao agronegócio: JBS S/A; Bertin Ltda; Goiasa Goiatuba Álcool Ltda; Marfrig Frigogríficos Ltda.; Bunge Fertilizantes

MP 458: Propôs, pela Emendas 055, que fosse autorizado a pessoas proprietárias de imóveis rurais em outras regiões obter a regularização de posse sobre terras públicas federais na Amazônia Legal; com a Emenda 248, propôs que o grau de utilização da terra (GUT) - que diz respeito ao graui de ocupação de um imóvel rural - não deveria ser considerado para efeitos de cumprimento da função social da propriedade e que, por isso, não deveria servir de parâmetro a laudos que, apontando como improdutiva uma propriedade, justificassem sua desapropriação para fins de reforma agrária. Defendeu a suspensão do artigo 55, do Decreto 6154/2008, que instituía multa ao proprietário de terra que deixasse averbar área de reserva legal.     

Ronaldo Caiado

DEM

GO

Empresas ligadas ao agronegócio: Cosan; Klabin s/a; Açúcar e Álcool ORM; Usina Santa Helena

Fundados e ideólogo da União Democrática Ruralista. Após ter defendido a liberação da soja transgência, sob a alegação de que ela reduziria o uso de agrotóxicos, defendeu, em 2008, no âmbito da Comissão de Agricultura,o fim da tarifa de importação do glifosato produzido na China, matéria-prima do herbicida Roundup, da Monsanto; protocolou, juntamente com a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), pedido de instalação de CPMI contra o MST, a terceira em cinco anos, como forma de retaliar as iniciativas do Movimento em favor da atualização dos índices de produtividade; em 2010, a fiscalização do Ministério do Trabalho encontrou 26 pessoas em condições análogas à escravidão na Fazenda Santa Mônica, no município de Natividade (TO), imóvel rural pertencente a Emival Ramos Caiado, primo de Ronaldo Caiado (DEM-GO). Votou contra a PEC do trabalho escravo.

Abelardo Lupion

DEM

PR

Empresas ligadas ao agronegócio: Consan; Fertimport; Bertin, JBS, Ultrafértio, Fosfértil, Aracruz Celulose; Anaconda Cereais, Cenibra, Usina Jacarezinho

STF - Inquérito 1872 - Sonegação Fiscal. Autor do PL 5477/05, que visa dificultar a criação de unidades de conservação ambiental ao transferir essa atribuição ao Legislativo. Votou contra a PEC do Trabalho Escravo

Luiz Carlos Hauly

PSDB

PR

Empresas ligadas ao agronegócio: Nortox (agrotóxicos), Copersucar, Norske (papeleira), Klabin (papeleira) Fosfértil, Ultrafértil, Compagro, Seara. Indústrias de mineração/siderurgia: IBS, Urucum.

Autor da PEC 491/10, que visa desonerar insumos agrícolas, fertilizantes, produtos químicos, de impostos. Autor do PL 6237/09, que revoga o art. 6º da Lei 8629/93, acabando com os índices de produtividade que são usados para fins de Reforma Agrária, favorecendo, dessa maneira, o latifúndio improdutivo.

Moacir Micheletto

PMDB

PR

Empresas ligadas ao agronegócio: Bunge, Farima, Marfrig, Sementes Mauá, Agrícola Horizonte, Nortox, Remasa Reflorestadora, Siloti & Cia

Votou a favor do Projeto de Lei que visa alterar o Código Florestal, desregulamentando regras com o intuito de eximir os grandes proprietário rurais de passivos ambientais. Votou contra a PEC do trabalho escravo

Odílio Balbinotti

PMDB

PR

Ele mesmo doou para sua campanha R$ 1.153.900,00.

Era o segundo deputado mais rico da atual legislatura. Sua fortuna aumentou mais de 20 vezes em apenas 5 anos. Responde a processo do STF por crime contra a fé pública e falsidade ideológica.

Reinhold Stephanes

PMDB

PR

Empresas ligadas ao agronegócio: Usina Alto Alegre, Batavo

Como Ministro da Agricultura, representou os interessantes dos grandes proprietários de terras no atual governo. À revelia do que estabelece a legislação, recusou-se a assinar a Atualização dos Indices de Produtividade para fins de Reforma Agrária. Votou a favor do Projeto de Lei que visa alterar o Código Florestal, desregulamentando regras com o intuito de eximir os grandes proprietário rurais de passivos ambientais.

Darcísio Perondi

PMDB

RS

Indústrias Químicas e farmaceuticas. Confederação Brasileira de Futebol - CBF

Encarregado de representar os interesses da indústria de biotecnologia. Teve proeminente atuação no processo de aprovação da Lei de Biossegurança, propondo 48 emendas ao Projeto de Lei original, visando facilitar a liberação de produtos trangênicos no país.

Luís Carlos Heinze

PP

RS

Fazendeiros, indústrias de fertilizantes e agrotóxicos. Empresas de exportação de produtos agrícolas. Indústria do Tabaco. CTA - CONTINENTAL TABACCOS ALLIANCE. Aracruz Celulose. Bolsa de Valores. Gerdau.

Autor do PL 6450/09, que tira do Poder Executivo a atribuição de atualizar os índices de produtividade para fins de Reforma Agrária. Autor do PL 4148/08, com vistas a retirar o símbolo de alerta de Produtos Trangênicos nos rótulos de produtos alimentícios. Votou contra a PEC do Trabalho Escravo. Votou a favor do Projeto de Lei que visa alterar o Código Florestal, desregulamentando regras com o intuito de eximir os grandes proprietário rurais de passivos ambientais.

Onyx Lorenzoni

DEM

RS

Aracruz Celulose.Indústria armamentista: CBC-COMPANHIA BRASILEIRA DE CARTUCHOS e Tauros. Gerdau. Coca-Cola e Votorantim Celulose.

No processo de aprovação da Lei de Biossegurança, apresentou propostas de emendas com o objetivo de isentar os produtores de transgênicos dos danos ambientais e à saúde pública causados pelo cultivo de transgênicos.

Valdir Colatto

PMDB

SC

Empreiteira Camargo Correa. Papel e Celulose Klabin.

Autor do PL 5887/09 que visa retirar do Poder Executivo a atribuição de desapropriar latifundios improdutivos para fins de Reforma Agrária. Atua proeminenentemente contra a atuação de órgãos com INCRA e FUNAI com o intento de evitar o reconhecimento de terras indígenas e quilombolas e a destinação de terras para a Reforma Agrária. Autor do PL 5367/09 que propõe revogar o Código Florestal, flexibilizando as normas de proteção ao meio ambiente. Autor do PL 3654/08, o qual propõe regras que dificultam a efetivação do direito constitucional de comunidades quilombolas a seus territórios. Votou a favor do Projeto de Lei que visa alterar o Código Florestal, desregulamentando regras com o intuito de eximir os grandes proprietário rurais de passivos ambientais.

Duarte Nogueira

PSDB

SP

Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC; Bunge Alimentos Ltda; Cosan S/A Ind. E Com; JBS S/A; Usina Carolo da Açúvar e Álcool; Usina São Martinho S/A; Anaconda Industrial e Agrícola de Cereais S/A; Marfrig Frig. Com. Alimentos Ltda: Sadia S/A; Singenta Locação e Logistica Ltda.Pompeia/SP; Usina laticínio Jussara S/A

Votou a favor do Projeto de Lei que visa alterar o Código Florestal, desregulamentando regras com o intuito de eximir os grandes proprietário rurais de passivos ambientais.

Vadão Gomes

PP

SP

Frigoestrela - Frigoríficos Estrela D'Oeste Ltda.

Processos: 1 - responde no STF Ação Penal(emprego irregular de verbas e malversação de dinheiro público); 2 - inquérito 2305 (crime contra a ordem tributária); Foi acusado de receber 3,7 milhões pelo esquema "mensalão" e foi absolvido pelo Conselho de Ética.

Aldo Rebelo

PC do B

SP

Caemi Min. E Met. S/A; Usina Caeté; Votorantim Celulose e Papel; Fratelli Vita Bebidas S/A

Processo: responde no STF ao inquérito: 2297 - crime de omprensa e difamação. RELATOR DA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL, votando por sua aprovação.
 
 
 
Confira agora a lista completa de senadores e deputados ruralistas. Muitos deles são candidatos a diferentes cargos na eleição atual:
 
Deputados ruralistas
Senadores ruralistas
Abelardo Lupion (DEM-PR)
Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)
Afonso Hamm (PP-RS)
César Borges (PR-BA)
Aelton Freitas (PR-MG)
Eduardo Azeredo (PSDB-MG)
Alberto Fraga (DEM-DF)
Flávio Arns (PSDB-PR)
Alberto Silva (DEM-PI)
Inácio Arruda (PCdoB-CE)
Alex Canziani (PTB-PR)
Demóstenes Torres (DEM-GO)
André de Paula (DEM-PE)
Edison Lobão (PMDB-MA)
Aníbal Gomes (PMDB-CE)
Efraim Morais (DEM-PB)
Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP)
Expedito Junior (PPS-RO)
Aracely de Paula (PR-MG)
Heráclito Fortes (DEM-PI)
Arnon Bezerra (PTB-CE)
João Ribeiro (DEM-TO)
Asdrúbal Bentes (PSDB-PA)
Jonas Pinheiro (DEM-MT)
Átila Lins (PMDB-AM)
José Agripino (DEM-RN)
Barbosa Neto (PDT-PR)
Kátia Abreu (DEM-TO)
Benedito de Lira (PP-AL)
Leomar Quintanilha (PMDB-TO)
Bonifácio de Andrada (PSDB-MG)
Leonel Pavan (PSDB-SC)
Carlos Bezerra (PMDB-MT)
Lúcia Vânia (PSDB-GO)
Carlos Melles (DEM-MG)
Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR)
César Schirmer (PMDB-RS)
Papaleo Paes (PSDB-AP)
Chico da Princesa (PR-PR)
Pedro Simon (PMDB-RS)
Ciro Nogueira (PP-PI)
Romero Jucá (PMDB-RR)
Custódio Mattos (PSDB-MG)
 
Darcísio Perondi (PMDB-RS)
 
Dilceu Sperafico (PP-PR)
 
Dr. Pinotti (DEM-SP)
 
Edmar Moreira (PP-MG)
 
Eduardo Gomes (PSDB-TO)
 
Eduardo Sciarra (DEM-PR)
 
Eunício Oliveira (PMDB-CE)
 
Fábio Souto (DEM - BA)
 
Félix Mendonça (DEM-BA)
 
Fernando de Fabinho (DEM-BA)
 
Gastão Vieira (PMDB-MA)
 
Geddel Vieira Lima (PMDB-BA)
 
Gervásio Silva (DEM-SC)
 
Giácobo (PR-RR)
 
Giovanni Queiroz (PDT-PA)
 
Gonzaga Patriota (PSB-PE)
 
Gustavo Fruet (PSDB-PR)
 
Hermes Parcianello (PMDB-PR)
 
Homero Pereira (PPS-MT)
 
Jader Barbalho (PMDB-PA)
 
Jaime Martins (PR-MG)
 
João Almeida (PSDB-BA)
 
João Carlos Bacelar ( PR-BA)
 
João Leão (PP-BA)
 
João Magalhães (PMDB-MG)
 
João Matos (PMDB-SC)
 
João Pizzolatti (PP-SC)
 
José Carlos Araújo (PR-BA)
 
José Múcio Monteiro (PTB-PE)
 
José Rocha (PR-BA)
 
José Santana de Vasconcelos (PR-MG)
 
Jovair Arantes (PTB-GO)
 
Júlio Redecker (PSDB-RS)
 
Júlio Semeghini (PSDB-SP)
 
Jusmari de Oliveira (DEM-BA)
 
Leandro Vilela (PMDB-GO)
 
Leonardo Picciani (PMDB-RJ)
 
Leonardo Vilela (PSDB-GO)
 
Luciano Castro (PR-RR)
 
Luís Carlos Heinze (PP-RS)
 
Luiz Bittencourt (PMDB-GO)
 
Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR)
 
Luiz Carlos Setim (DEM-PR)
 
Luiz Carreira (DEM-BA)
 
Luiz Fernando Faria (PP-MG)
 
Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG)
 
Marcelo Castro (PMDB-PI)
 
Marcelo Guimarães Filho (PMDB-BA)
 
Marcondes Gadelha (PSB-PB)
 
Marcos Montes (DEM-MG)
 
Marinha Raupp (PMDB-RO)
 
Mario Heringer (PDT-MG)
 
Mauro Benevides (PMDB-CE)
 
Mauro Lopes (PMDB-MG)
 
Max Rosenmann (PMDB-PR)
 
Milton Monti (PL-SP)
 
Moacir Micheletto (PMDB-PR)
 
Nárcio Rodrigues (PSDB-MG)
 
Nélio Dias (PP-RN)
 
Nelson Marquezelli (PTB-SP)
 
Nelson Meurer (PP-PR)
 
Nelson Trad (PMDB-MS)
 
Nice Lobão (DEM-MA)
 
Nilson Pinto (PSDB-PA)
 
Odílio Balbinotti (PMDB-PR)
 
Onix Lorenzoni (DEM-RS)
 
Osmar Serraglio (PMDB-PR)
 
Osvaldo Reis (PMDB-TO)
 
Paes Landim (PTB-PI)
 
Pedro Chaves (PMDB-GO)
 
Pompeo de Mattos (PDT-RS)
 
Rafael Guerra (PSDB-MG)
 
Reginaldo Lopes (PT-MG)
 
Ricardo Barros (PP-PR)
 
Roberto Balestra (PP-GO)
 
Ronaldo Caiado (DEM-GO)
 
Ronaldo Cunha Lima (PSDB-PB)
 
Rubens Otoni (PT-GO)
 
Vadão Gomes (PP-SP)
 
Valdir Colatto (PMDB-SC)
 
Vanessa Grazziotim (PcdoB-AM)
 
Waldemir Moka (PMDB-MS)
 
Walter Feldmann (PSDB-SP)
 
Wellington Fagundes (PR-MT)
 
Zenaldo Coutinho (PSDB-PA)
 
Zonta (PP-SC)
 
 

 


Nenhum comentário:

Ação!