17 de abril de 2011

MAB E MST OCUPAM INCRA NA PB


MAB e MST ocupam INCRA na Paraíba
Publicado em sab, 16/04/2011 - 11:28
Mais de 500 trabalhadores sem terra e atingidos por barragens acampam na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em João Pessoa, desde quarta-feira.
O atingidos pela barragem de Acauã estão mobilizados junto aos sem terra para reivindicar que o governo do estado da Paraíba reconheça a dívida histórica que tem com às famílias, já que a barragem é de responsabilidade estadual. Além disso, reivindicam que o Incra faça a vistoria de terras para desapropriação e reassentamento de mil famílias. Em 2009, o MAB fez um grande acampamento em umas das fazendas que pedem para ser desapropriada. No entanto, o Incra alega falta de recursos para isso. 
O MST reivindica o assentamento das famílias acampadas e a melhoria na infra-estrutura das já assentadas. Os principais pontos correspondem à situação dos sem terras no Estado. Eles exigem que o governo se posicione a respeito das 2.600 famílias que ainda precisam ser assentadas no estado e das 3.200 que já ocupam os 56 assentamentos paraibanos, mas ainda não possuem infra-estrutura adequada.
De acordo com o superintendente do Incra da Paraíba, Marcos Faro, a mudança de governo no estado traz à tona manifestações como essa, já que é preciso conhecer as propostas dos novos líderes a respeito da Reforma Agrária.
Segundo ele, as famílias serão recebidas e poderão entregar sua pauta de reivindicações, que será analisada para elaboração de uma proposta concreta. As lideranças dos movimentos foram recebidas pelo governo do estado na tarde de ontem (sexta-feira), que prometeu receber o MAB em audiência novamente.
A Jornada de Abril marca o Massacre do Eldorado, quando acampados do Pará interditaram uma rodovia federal e foram alvejados pela Polícia Militar, que assassinou 21 trabalhadores. O acampamento na Paraíba segue na próxima semana.
Com informações do MSThttp://www.mabnacional.org.br/?q=noticia/mab-e-mst-ocupam-incra-na-para-ba


http://www.mabnacional.org.br/?q=noticia/mab-e-mst-ocupam-incra-na-para-ba


Nenhum comentário:

Ação!