29 de agosto de 2011

Polícia militar do Pará faz despejo ilegal em Eldorado dos Carajás


 

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST/PA
 
NOTA PARA A SOCIEDADE
 
                                                                          Polícia Militar do Pará faz despejo à noite e sem ordem judicial
 
Na noite do dia 24/08/2011, 150 famílias organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST/PA que na madrugada do dia 23/08 haviam ocupado a Fazenda Nova Era em Eldorado dos Carajás, foram por ordem do governo do Estado, violentamente despejadas pela ação truculenta da Polícia Militar que contou com a ajuda dos fazendeiros da região.
 
Por volta das 19 horas e a polícia chegou ao local, acompanhada de grande número de fazendeiros e sem estabelecer diálogo algum com as famílias acampadas, o forte aparato policial que estavam armados para uma guerra, deu ordens para que todas as famílias se retirassem em 30 minutos da Fazenda e o não cumprimento poderiam levá-los a "ações mais enérgicas" e que não se responsabilizariam pelas conseqüências.
 
O despejo foi totalmente ilegal, pois não havia ordem judicial para ser cumprida, além disso, acertaram com os fazendeiros para que a ação ocorresse à noite, certamente, para dificultar a presença da imprensa e de advogados dos trabalhadores que pudessem registrar as ilegalidades. Se houvesse ordem judicial a Constituição estabelece que, o cumprimento teria que ser durante o dia. O fato aconteceu a poucos quilômetros do local onde aconteceu o massacre de Eldorado em 1996.
 
O MST/Pará denuncia as arbitrariedades dessa ação de despejo pactuada pela aliança de classe entre os representantes do Estado e os fazendeiros da região. Denuncia que o Estado paraense tem apoiado um fazendeiro acusado de grilagem de terras e de maus tratos a seus trabalhadores, revelando falta de compromisso com a Reforma Agrária no Pará.
 
O MST/Pará afirma que todas as famílias permanecerão firmes e mobilizadas para continuar na luta pela conquista da terra e pela implementação da Reforma Agrária em nosso Estado. Anuncia que em função dessa ação de despejos outras centenas de famílias de trabalhadores rurais Sem Terra se mobilizaram e fecharam diferentes trechos de estradas na região sudeste do PA: no Acampamento Helenira Resende na estrada BR 155, no Acampamento João Canuto sentido Eldorado dos Carajás à Xinguara e no Acampamento Frei Henri sentido Curionópolis à Parauapebas.
 
O MST/Pará afirma que está preparado para estabelecer um processo de negociação com os governos federal e estadual e, até que isso se efetiva permanecerá em luta e mobilizados!
 
O MST/Pará, acionará os órgãos competentes para que apurem a responsabilidade pelas ilegalidades cometidas pela polícia militar e pelos policiais da Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá.
  
Coordenação Estadual do MST/PA 
 
Reforma Agrária: Por Justiça Social e Soberania Popular!
 
                                                                                                             Marabá, 25/08/2011

__._,_.___




Nenhum comentário:

Ação!