O "II Curso de Direitos Humanos e HIV/aids: Diferentes Olhares sobre o Direito à Saúde" deu seus primeiros passos neste último fim de semana, sábado (24/04) e domingo (25/05). O curso é realizado pela organização não-governamental Centro de Orientação e Desenvolvimento de luta pela Vida - CORDEL VIDA em parceria com a Dignitatis - Assessoria Técnica Popular e com a Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
O II Curso de Direitos Humanos e HIV/aids é reflexo de um processo de consolidação do trabalho de assessoria jurídica popular para pessoas que vivem com HIV/aids no Estado da Paraíba. Esse trabalho vem sendo realizado há diversos anos por profissionais da área jurídica e ONGs/aids com o intuito de auxiliar e subsidiar a luta contra a epidemia da aids, combatendo o preconceito e a discriminação e lutando pela concretização da dignidade das pessoas que vivem com HIV/aids no Estado.
Ao longo deste processo percebeu-se a necessidade da realização de uma formação jurídica popular continuada com as pessoas atendidas pela assessoria, na qual pudessem protagonizar a construção de um conhecimento crítico capaz de articular os problemas que estas vivenciam com os mecanismos jurídico-políticos de combate aos mesmos. Assim, baseado nos princípios norteadores da educação jurídica popular, dos direitos humanos e da luta contra a aids, foi realizado o I Curso de Direitos Humanos e HIV/aids no ano de 2009, que contou com a presença de quinze participantes do movimento aids/PB.
As reflexões construídas no primeiro curso evidenciaram que a epidemia da aids é bastante complexa, envolvendo uma série de aspectos múltiplos e controversos. Esta complexidade requer um trabalho de formação que englobe diversos setores da sociedade civil, ou seja, exige um processo que evidencie a pluralidade de realidades e olhares sobre o HIV/aids, o Direito à Saúde e os Direitos Humanos.
Desta forma, o II Curso de Direitos Humanos e HIV/aids reúne diversos movimentos sociais, estudantes universitários e profissionais da área jurídica para a construção de um conhecimento crítico que articule a discussão do combate ao HIV/aids com o Direito à Saúde e os Direitos Humanos, assim como com as diversas necessidades e peculiaridades deste grupos, propondo uma articulação entre conhecimento e prática que também reflita esta diversidade de olhares.
O Curso será desenvolvido ao longo de oito meses e buscará realizar ações concretas na luta contra a aids e na promoção de uma educação contínua em/e/para os Direitos Humanos. Há ainda muito caminho para ser andando, então mãos à obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário